Bioquímica do Alzheimer

“Como é terrível o dom do conhecimento, quando não serve a quem o tem!”

domingo, 9 de setembro de 2012

Insulina como forma inovadora de tratamento da doença de Alzheimer


          Os ADDLs (oligômeros do peptídeo Beta-Amilóide) foram descobertos como sendo potentes neurotoxinas para o sistema nervoso central. Eles atuam como ligantes patogênicos, que se unem com especificidade a determinadas sinapses. Entre os efeitos deletérios dos ADDLs estão a perda de sinapses, a indução do estresse oxidativo, a indução da hiperfosforilação da proteína tau (para mais informações vide o post "Alzheimer e proteína Tau-parte 2") e a redistribuição na membrana plasmática dos receptores de insulina.

          Foi feita uma hipótese de que deve haver algum mecanismo de defesa da célula para proteger as sinapses da toxicidade do ADDL. Em indivíduos normais, esse mecanismo de defesa contribuiria para a manutenção de suas funções cognitivas, em pessoas com defeitos nesse mecanismo, poderiam ser feitos medicamentos que tenham-no  como alvo, por exemplo em pessoas que apresentam doença de Alzheimer nos estágios iniciais. Há a possibilidade de que um desses mecanismos de proteção seja promovido pela sinalização da insulina no sistema nervoso central. Recentemente, foi mostrado que o medicamento rosiglitazona(medicamento de sensibilização à insulina) e a insulina melhoram a cognição em pacientes com Doença de Alzheimer em estágios iniciais e em ratos com Alzheimer. Contribuindo para a associação de Doença de Alzheimer com a insulina, Pacientes que apresentam a Diabetes tipo 2 (que está relacionada à resistência à insulina) apresentam um risco maior de apresentar Doença de Alzheimer.

          Um estudo feito para testar a hipótese da proteção fisiológica das sinapses da toxicidade do ADDLs pela sinalização da insulina mostrou que a insulina previne a neurotoxicidade. A diminuição da ligação é causada pela regulação negativa dos sítios de ligação do ADDL por meio de um mecanismo que necessita da atividade da tirosina quinase do receptor de insulina (IR). Esse é o mecanismo que está por trás da resistência à insulina do sistema nervoso central na Doença de Alzheimer. A atuação da insulina e do ADDLs acabam regulando a quantidade de sítios de ligação de cada um, o que gera um equilíbrio competitivo entre a sobrevivência e a morte da sinapse. A sinalização da insulina no cérebro diminui com o aumento da idade, a regulação desse equilíbrio da sinapse mostra-se, então,como um fator de risco para a Doença de Alzheimer, que pode ser bem adaptado para a intervenção. Tendo a intenção de levar o balanço do equilíbrio em favor da sobrevivência da sinapse, novos medicamentos relacionados ao aumento da sinalização da insulina no sistema nervoso central irão gerar uma nova classe de medicamentos para a Doença de Alzheimer.


          Por meio da imunocitoquímica, percebeu-se que  ADDLs instigavam a eliminação de receptores de insulina de dendritos de células nervosas, além disso notou-se um aumento da imunorreatividade no corpo celular, indicando uma redistribuição dos receptores de insulina. Chama a atenção o fato de os receptores de insulina saírem somente da superfície da membrana, dessa forma, a concentração dos IRs quase não é alterada no citoplasma do neurônio. Outros resultados indicaram que ADDLs têm uma atuação seletiva ao acelerar a endocitose de determinadas proteínas de superfície como, por exemplo, os IRs. 

          
          Além da relação com IRs, os oligômeros do peptídeo Beta-Amilóide também causam a internalização dos receptores de glutamato NMDA (para mais informações vide o post “Memantina e sua estratégia no tratamento da Doença de Alzheimer”). Essa internalização é mediada pela caseína-cinase 2 (CK2) e pela Ca2+/ Quinase dependete de calmodulina II (CaMKII). Foi testada a hipótese de que a internalização do NMDA e do IR por meio da indução do ADDL possuíam mecanismos em comum que se relacionassem com CK2 e CaMKII. Compatível com essa hipótese foi descoberto que um inibidor da CK2, DMAT, bloqueou completamente a indução causada pelo ADDL da perda do IR e do NMDA dos dendritos dos neurônios do hipocampo. Descobriu-se também que um inibidor do CaMKII, KN93, promove uma proteção parcial contra a indução feita pelo ADDL da perda dos dois receptores.

          Estudos recentes têm mostrado que a administração intranasal de insulina melhora a memória em pacientes com Alzheimer (e também em indivíduos sem demência!).  A insulina protege os receptores de insulina da superfície nos neurônios que estão sujeitos aos ADDLs, dependendo da dose ela pode prevenir ou até mesmo bloquear completamente a perda de IR induzida pelos ADDLs.

       
O neurônio da esquerda apresenta sinapses reduzidas, enquanto o neurônio da direita  tem suas sinapses conservadas.  Os dois neurônios foram expostos a oligômeros tóxicos, porém com a insulina, o neurônio da direita se manteve saudável. A cor vermelha indica os oligômeros tóxicos.


        Escrito por: Lorena Castelo Rodrigues
Fontes de pesquisa:
http://www.pnas.org/content/106/6/1971.full.pdf+html
http://www.sigma-foco.scire.coppe.ufrj.br/UFRJ/SIGMA/jornadaIC/publicacao_foco/trabalhos/consulta/relatorio.stm?app=JIC_PUBLICACAO_TRABALHO&ano=2009&codigo=2699&buscas_cruzadas=ON
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,insulina-pode-ajudar-a-combater-mal-de-alzheimer,317179,0.htm
http://www.braincampaign.org/Common/Docs/Files/2780/ptchap10.pdf

Um comentário:

  1. O ótimo medicamento fitoterápico do Dr. imoloa é o remédio perfeito para o vírus HIV, eu fui diagnosticado com HIV por 8 anos e todos os dias estou sempre pesquisando, procurando uma maneira perfeita de me livrar dessa doença terrível, pois sempre soube que o que precisamos pois nossa saúde está bem aqui na terra. Assim, em minha pesquisa na internet, vi alguns testemunhos diferentes sobre como o Dr. imoloa conseguiu curar o HIV com seu poderoso remédio herbal. Decidi entrar em contato com este homem, entrei em contato com ele para obter o remédio herbal que recebi através do serviço de correio da DHL. E ele me guiou sobre como fazê-lo. Pedi-lhe soluções e bebi o remédio herbal por boas duas semanas. e então ele me instruiu a ir verificar o que eu fiz. eis que eu era (VIH NEGATIVO) .Obrigado a Deus pelo dr imoloa usou seu poderoso remédio herbal para me curar. ele também tem cura para doenças como: doença de parkison, câncer vaginal, epilepsia, Transtornos de Ansiedade, Doença Autoimune, Dor nas costas, entorse nas costas, Transtorno bipolar, Tumor cerebral, maligno, Bruxismo, Bulimia, Doença do disco cervical, doença cardiovascular, Neoplasias crônicas doença respiratória, distúrbio mental e comportamental, fibrose cística, hipertensão, diabetes, asma, artrite inflamatória auto-imune mediada. doença renal crônica, doença inflamatória articular, dor nas costas, impotência, espectro de álcool feta, Transtorno Distímico, Eczema, câncer de pele, tuberculose, Síndrome da Fadiga Crônica, constipação, doença inflamatória intestinal, câncer ósseo, câncer de pulmão, úlcera na boca, câncer de boca, corpo dor, febre, hepatite ABC, sífilis, diarréia, doença de Huntington, acne nas costas, insuficiência renal crônica, doença de addison, dor crônica, doença de Crohn, fibrose cística, fibromialgia, doença inflamatória intestinal, doença fúngica das unhas, doença de Lyme, doença de Celia, linfoma Depressão maior, melanoma maligno, mania, melorreostose, doença de Meniere, mucopolissacaridose, esclerose múltipla, distrofia muscular, artrite reumatóide, doença de Alzheimer email- drimolaherbalmademedicine@gmail.com / call or whatssapp .......... + 2347081986098 .

    ResponderExcluir